Neste final de semana, o navegador brasileiro Gabriel Morales, único representante do Brasil no WRC3, participou da exigente 6ª etapa do WRC 2024, o Rally Italia Sardegna. Morales e seu piloto, Bruno Bulacia, vindos de um 4º lugar no Rally da Croácia e um 3º lugar no Rally de Portugal, enfrentaram um terreno extremamente difícil e cheios de pedras, que testou os limites da dupla e do bólido.
O Rally Italia Sardegna, conhecido por suas pistas de cascalho duras e estreitas, temperaturas elevadas e trechos técnicos, mostrou-se mais uma vez um dos desafios mais rigorosos do calendário do WRC. Na primeira especial, um pneu furado fez a dupla perder 30 segundos. No entanto, Morales e Bulacia mostraram resiliência e velocidade nas especiais seguintes, recuperando o tempo perdido e liderando a competição com certa folga.
Infelizmente, o terreno castigou severamente o Ford Fiesta da dupla. Uma pedra no caminho entortou o braço da suspensão dianteira direita, forçando uma redução drástica no ritmo. Sem o apoio da equipe de mecânicos devido à longa especial, o carro não aguentou e o braço da suspensão quebrou de vez, impossibilitando qualquer chance de pódio no WRC3 ou JWRC.
“Apesar da gente saber que rally é isso, é a segunda vez que a gente lidera, que tem chances reais de ganhar, de levar a bandeira do Brasil pro topo, mas algo acontece. Agora é guardar a frustração no ado e olhar pro futuro,” declarou Gabriel Morales após a prova.
SOBRE GABRIEL MORALES
Gabriel Morales é um navegador de rally brasileiro conhecido por sua habilidade e dedicação ao esporte. Sua carreira é marcada por conquistas significativas, incluindo a liderança de uma etapa do WRC2 em 2022, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar tal feito, além de ter sido campeão brasileiro nas categoria 4×2 Super e RCN2 e do Rally dos Sertões na categoria UTV Super Production, sem contar os títulos paulistas, gaúchos, paranaenses e de copas peugeot.
Thyago Acosta
Foto: André Lavadinho @andrelavandinho