Tradicionalmente um evento sensacional, o Erechim Rally Brasil foi realizado entre os dias 17 e 20 de outubro na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Da mesma forma, a prova foi muito dura e causou muitos abandonos entre os 88 carros que largaram.
O show começou na quinta-feira (17) com a largada promocional, na Praça da Bandeira, onde mais de 20 mil pessoas foram ver de perto os carros, pilotos e navegadores que buscariam os lugares mais altos do pódio em três categorias do Campeonato Brasileiro de Rally. Na sexta-feira a noite (18), o Super Prime noturno foi a primeira especial e reuniu mais uma vez a multidão gaúcha para ver quem começaria o rally na liderança.
Sábado (19) começou a competição pra valer. Mas logo na primeira especial do dia, a dupla Leo Zettel / Fred Zettel abandonaram devido a quebra de um e do motor. “Essa já era um e mais reforçado que fizemos, mas ele não resistiu”, conta Leo. “Como os outros dois es não iriam resistir, optamos por abandonar o dia e retornar no domingo”, completa o piloto.
A segunda dupla da Octanas Motorsport, Leonardo Statter / Joel Kravtchenko, também não escapou do Erechim Rally Brasil e abandonou a prova na SS5 após uma quebra no agregado do Sandero RS. Statter ainda conseguiu amarrar a bandeja e chegou no parque de apoio rodando, mas extrapolou o tempo limite e ficou fora da prova.
Após um longo trabalho da equipe técnica da Octanas, ambos os carros largaram no domingo. Mas a maré não mudou… Zettel e Statter quebraram na mesma especial! Zettel ficou sem o trambulador e não conseguiu concluir a especial enquanto Statter teve problemas com o chapão e também abandonou.
Com esse resultado, as chances matemáticas dos irmãos Zettel na busca do campeonato brasileiro foram por água abaixo. A dupla segue na terceira colocação, mas 50 pontos atras do líder faltando uma etapa com 42 pontos em jogo. Statter / Kravtchenko, com 23 pontos, ocupam a 9ª colocação do campeonato.
Resultado Erechim Rally Brasil (categoria Rally 4)
- Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 22 pontos
- Alan Cardoso / Juliano Gracioli – Fiat Palio – 21
- Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Fiat Palio – 14
- Carlos Celuppi / Albert Filho – Peugeot 207 – 11
- Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207 – 11
Classificação do Campeonato (categoria Rally 4)
- Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207 – 95,5 pontos
- Alan Cardoso / Juliano Gracioli – Fiat Palio – 89,5
- Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero – 46
- Cristiano Beus / Diego Esmelindro – Ford Ká – 40
- Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Fiat Palio – 35
A última etapa do BR de Rally será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Pomerode / SC. Para temporada 2024, através do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, a Octanas Motorsport conta com patrocínio do Grupo Barigui, Essex Holding, Vonder Ferramentas e Atvos. Mais informações sobre a equipe em www.octanas.ms.
Octanas Motorsport
Foto: Edson Castro / PrimeCom